Dicas

 
     
 

BONS HÁBITOS PARA ECONOMIZAR ÁGUA NO SEU DIA A DIA.

Poupar água é não desperdiça-la em consumos inúteis, isso já virou rotina na vida de muitas pessoas ao longo dos anos.
Para poupar, consumindo apenas a quantidade que replica watches se necessita nas atividades diárias, é essencial corrigir os maus hábitos.

Quando falamos em desperdício de água estamos indicando um conjunto de ações e processos que através dos quais os seres humanos gastam sem proveito algum, esbanjam ou simplesmente usam mal a água. Portanto, desperdiçar água significa usar errado e não dar importância para a nossa sobrevivência e não respeitar este valioso e limitado recurso natural.

Estima-se que cada fake watches gaste em média 120 litros de água por dia e que cerca de 80% desta é utilizada nas descargas de banheiro, no banho e na lavagem da roupa.

Devemos lutar contra a escassez de água, eliminando as situações de desperdício. Neste sentido, seguem-se algumas orientações ou “boas práticas” para o uso mais eficiente da água no seu dia a dia.

Cozinhando e lavando:

• Assegure-se que sua maquina de lavar louças só é utilizada quando estiver cheia.

• Não passe a louça na água antes de colocar na máquina. Experiências realizadas demonstram que essa pré-lavagem não melhora a eficiência da máquina. Antes de colocar na máquina os pratos, garfos, facas, panelas ou frigideiras, limpe-os com papel. Se necessário deixe-os de "molho".

• Evite lavar as louças à mão. Quando não existe máquina de lavar louças, dever-se encher a cuba da pia apenas com a água necessária. Não deixe a água saindo da hublot replica uk continuamente.

• Reutilize a água que sobrou de cozimentos de verduras, vegetais, ovos, desumidificadores, etc., para regar as suas plantas. Guarde essas águas e depois utilize -a.

• Cozinhe os legumes ao vapor em vez de os cozer em água. Além de gastar menos água, conseguirá reter mais vitaminas na comida. Também poderá reutilizar a água de cozimento de vegetais para fazer sopa.

• Descongele a comida no geladeira, e não nunca na pia com água. Além de poupar água, tem menos probabilidades de desenvolvimento de bactérias. O frio do congelado passa para a geladeira que terá que funcionar menos vezes, poupando assim alguma energia elétrica.

• Verifique o fechamento correto das torneiras após o uso (não deixando a pingar). Se houver fuga e a torneira pingar, arranje-a o mais tag heuer replica possível. Lembre-se que:

Gotejamento lento é igual a 400/litros de água perdidos por mês.
Gotejamento rápido é igual a 1000/litros de água perdidos por mês.
Gotejamento contínuo é igual a 6500/litros de água perdidos por mês.

 

• Sempre que tiver de comprar torneiras, compre as de baixo volume ou com redutores (também poderá comprar esses redutores e coloca-los nas torneiras mais antigas).
Prefira as torneiras misturadoras ou de monocomando.

• Quando lavar roupas, use uma bacia ou um balde em vez de enxágua-las com a água corrente.

• Na aquisição de uma máquina de lavar louças ou roupas, escolha os modelos mais eficientes em termos de economia de água e de energia (eficiência A ou B).

• Efetue apenas fake rolex sale com a carga máxima. Uma máquina bem cheia consome menos água do que duas com a carga incompleta.

• Não utilize programas com ciclos desnecessários (pré-lavagem).
• Selecione os programas de menor consumo de água e energia (ECO).

Tomando banho:

• Prefira os banhos de chuveiro aos banhos de imersão. Um ducha normal que consome 20 litros em 5 minutos, enquanto um banho de imersão consome cerca de 200 litros.
Feche a torneira durante o período de ensaboamento.
Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa.
Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia.
Nunca use aquecedores elétricos, use sempre aquecedores solares e como secundário ou auxiliar, use a gás.

• Se trocar o seu chuveiro tradicional (13 L/min.) por um novo de baixa vazão (7 L/min.), uma família de 3 pessoas pode poupar 150.000 L/ano. Ou seja, se investir em um novo chuveiro, isso irá amortiza-lo em menos de 1 ano.

• Evite, sempre, os vazamentos. Um caixa de descarga ou uma válvula hidráulica com perdas de água pode chegar a gastar cerca de 379 litros de água por dia.

• Enquanto você espera a água quente, encha um balde para depois utiliza-la numa descarga de seu sanitário ou na rega de plantas.

• Feche a torneira enquanto escove os dentes ou enquanto faz a barba. As torneiras podem consumir cerca de 8 litros por minuto.

• Coloque, quando possível, uma ou duas garrafas de água com areia no interior, dentro da sua caixa de descarga. Isso significa poupar até 3 litros de água por descarga.

• Ajuste sua caixa de descarga para o volume mínimo, regulando o mecanismo de enchimento colocado no interior (poupa até 30%).

• Coloque o lixo num cesto apropriado para esse fim, evitando deitar lixo no seu vazo sanitário e gastando mais água na hora da descarga, e também evita entupimentos.

• Substitua os velhos vasos sanitários por modelos de baixo consumo de água. Opte pelos modelos de descarga diferenciada (2 botões – 3 e 6 L). O investimento neste tipo de sanitários de baixo consumo é amortizado em apenas 1 ano.
Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Use apenas o tempo necessário.

 

Jardins e espaços externos:

• Nos dias mais quentes, a rega das plantas deverá realizar-se apenas à noite ou de manhã cedo, de forma a se perder uma menor quantidade de água por evaporação.

• Não lave com água a calçada ou a rua à frente de sua casa. Utilize vassoura para tal limpeza.
Poderá também aproveitar a chuva para lavar espaços exteriores.

• Deve cultivar-se plantas típicas da região, pois estão melhor adaptadas ao clima.

• Deve cobrir-se a terra do jardim ou dos vasos de plantas com casca de pinheiro ou outro material. Diminui-se o contato direto da luz solar com o solo, conservando a umidade da terra e evitando que as ervas daninhas cresçam.

• Reutilize água sempre que possível. Por exemplo, a utilização da água de lavagem das frutas ou de cozimento de legumes, vegetais e ovos para regar. Assim, até se aproveitam nutrientes! No caso da existência de um aquário, quando da sua limpeza, a utilização de água suja (rica em azoto e fósforo) pode ser utilizada para regar. Desta forma, está água será utilizada 2 vezes e ainda fertiliza as plantas.

• A rega por distribuidores rotativos ou aspersores tem maior eficiência. Mas deve haver o cuidado na localização da implantação dos aspersores para que não reguem pátios e entradas. Para otimizar a eficiência da rega com aspersores, deverá ser utilizado um temporizador. Uma correta programação da rega no tempo, pode reduzir consideravelmente o consumo.

• Deve realizar o ajuste das cabeças dos aspersores e as ligações nas mangueiras de forma a emitirem gotas grandes em vez de um fino spray, o qual evapora mais facilmente.

• Deve equipar-se todas as mangueiras com uma torneira de fecho automático.

• Na lavagem do carro não deve deixar a mangueira aberta o tempo todo, uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Depois de molhar bem o carro, deve fechar a mangueira ou fechar a água, ensaboando o carro a partir de um balde com detergente. Não se deve lavar o carro ao Sol. Só depois é que se retira o detergente em excesso.

• Quando detectar uma vazamento de água na rua, nos hidrantes, avise as autoridades e os serviços municipalizados.

Aqui algumas técnicas simples para verificar se há vazamento de água na rede interna de sua casa:

Técnica 1:

1º - Feche a torneira do contador, à entrada.
2º - Abra a torneira mais distante da sua casa.
3º - Espere até a água parar de correr.
4º - Coloque um copo cheio de água na boca da torneira (Fig. A).
5º - Se houver sucção da água do copo pela torneira (Fig. B), significa que existe fuga na rede interna da casa.

Técnica 2:

1º - Mantenha aberta a torneira do contador.
2º - Feche bem todas as torneiras da casa e não utilize os sanitários.
3º - Marque a posição do ponteiro maior do seu contador e, após 1 hora, verifique se ele se movimentou. Se o seu contador não tiver esse ponteiro, então marque a posição do ponteiro pequeno que conta até à milésima parte de um metro cúbico (m3).
4º - Se o ponteiro não estiver na mesma posição, é sinal que existe vazamento na rede interna da sua casa.

Técnica 3: Vazamento de água na válvula ou caixa de descarga?



1º - Coloque cinza no seu vazo sanitário.
2º - O normal é a cinza ficar depositada no fundo.
3º - Caso contrário, se a cinza for arrastada e desaparecer, é sinal que há fuga na válvula ou na caixa de descarga.

Depois de conhecer todas essas regras, não basta só economizar, temos de fazer pressão política para que sejam criadas políticas sustentáveis!

© 2009 - SHAMBALA ECO
Desenvolvido por GLOBOMIDIA.NET